Como Construir uma Marca de Sucesso?

Muito mais do que um “logo” bonito ou uma fachada bem elaborada e chamativa, a construção de uma marca de sucesso deve partir do princípio básico de que TUDO SE COMUNICA COM O CLIENTE. E o branding existe para encantar e nos ajudar nessa tarefa.

Marcas de sucesso são construídas através das emoções e experiências geradas no contato com
o consumidor. Um exemplo é a Coca-Cola, com sua estratégia de branding, conseguiu nos fazer relacionar o ato de tomar o seu refrigerante, com um momento feliz. Ou então a Apple, outro case de branding que dominou o mercado apostando em uma identidade visual clean e cujas novidades tecnológicas apresentadas todos os anos, despertam nos consumidores impulso e desejo de compra que, muitas vezes, é maior do que a preocupação com o alto preço dos aparelhos.

Utilizando as técnicas de branding adequadas é possível encantar e fidelizar clientes.

O processo engloba todos os aspectos presentes dentro e fora do ambiente de consumo, seja ele uma loja, clínica, restaurante, farmácia ou até mesmo se você for um profissional liberal e não tem um ambiente fixo de trabalho. Precisamos trabalhar ações que estimulem o nosso consciente e o inconsciente, transmitir confiança e conexão com o consumidor. Tudo isso pode ser feito através de um atendimento qualificado, um cheiro, um som que esteja alinhado o que você deseja transmitir, temperatura do ambiente, iluminação, decoração, vestimenta, ações de fidelização, pós-venda, campanhas, treinamento de equipe, embalagens, redes sociais e outros.
“As marcas precisam ter personalidade e propósito. Não queremos mais comprar produtos, queremos viver experiências! A construção de um propósito sólido é a base para qualquer marca de sucesso.”

Quando falamos de personalidade ou personificação de marca, estamos nos referindo muitas vezes ao “porta voz da marca”. Um exemplo: Há quantos anos nós conhecemos o Magazine Luiza? E a quanto tempo a fundadora Luiza Trajano começou a aparecer na mídia como porta voz da marca, sempre com um discurso amigável e próximo ao público?

Quando personificamos uma marca, com uma figura inspiradora, autêntica e que transmita propriedade no que oferece, atingimos um alto índice de confiança no consumidor. E com a confiança em alta é muito mais fácil uma aproximação. Como base nessas informações, agora perguntamos a você caro leitor…

Você está contente com o branding do seu negócio? Está explorando todo o potencial nele existente? E sobre seu branding pessoal, você acha que transmite realmente o que deseja para as pessoas?

Pense nisso!

Di Batistella –  Batistella Brand & Marketing

Compartilhar:

Pesquisas por palavra chave

Mais Postagens

A ERA DAS REDES SOCIAIS

Basta um clique para conectar com um amigo, parente ou fazer novas amizades pelo Twitter, Facebook, LinkedIn, WhatsApp, Instagram ou outras tantas ferramentas presentes nas